Músico dos Titãs escolhe as obras mais importantes da 'discoteca' brasileira. Oitentistas fazem parte da seleção. Confira!
A pedido do portal G1, Charles Gavin, baterista do Titãs e autor do livro "300 discos importantes da música brasileira", listou os "15 discos essenciais para entender a música brasileira". Do samba pernambucano de Chico Science passando pelo rock paulista do Ultraje a Rigor, selecionamos dois álbuns fundamentais da década de 80, segundo Gavin, e que ilustram muito bem o repertório da música nacional. Aliás, a lista de 47 discos, exposta no 4° capítulo, conta ainda com a presença de "O Concreto já Rachou", da Plebe Rude (1986), mini LP que lançou a banda ao sucesso.
Mas, por que 300? "Tudo na vida tem um limite. Achei que 300 era um número razoável para montar um painel, 100 é pouco, 200 é insuficiente. Foi na intuição", conta o músico, pesquisador, produtor musical e idealizador do projeto.
Com 436 páginas e formato de um LP, o livro traz encartado dois discos e está sendo vendido exclusivamente na Livraria Cultura ou pelo site por R$ 230. Parte da verba obtida será revertida ao Instituto Sou da Paz, editora do projeto.
Então, para voltar no tempo e saborear um pouco mais da nossa musicalidade brazuca, os jornalistas Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve (especialistas consultados na pesquisa) assinam os textos da seleção abaixo:
Ultraje a Rigor - "Nós vamos invadir sua praia" - 1985
Roger Moreira é um dos compositores mais geniais da geração dos anos 80. O primeiro LP do quarteto paulistano "tipo exportação" de rock Ultraje a Rigor demorou mais de um ano para sair. Quando chegou às lojas, com "Rebelde sem causa", "Mim quer tocar", "Ciúme", "Eu me amo", foi um verdadeiro antídoto contra a seriedade.
Paralamas do Sucesso - "Selvagem?" - 1986
Os cariocas Paralamas do Sucesso já tinham cinco anos de estrada, dois LPs, uma participação no Rock in Rio e um punhado de sucessos – "Vital e sua moto", "Patrulha noturna", "Química", "Óculos", "Meu erro" – quando engrossaram a voz e passaram a ser vistos como algo mais do que meninos engraçadinhos. Se os primeiros trabalhos recendiam às influências estrangeiras, no caso Police e UB40, o terceiro álbum de Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), "Selvagem?", rugia a presença de um novo animal na floresta do BRock.
Aperte o play para ouvir:
Paralamas do Sucesso - "Alagados"
Ultraje a Rigor - "Nós vamos invadir sua praia"
Com informações do G1 e UOL.
Redação Canal 80
02 dezembro 2008
Discos essenciais: Gavin cita Paralamas e Ultraje
Categories:
Da Redação
0 comentários:
Postar um comentário