25 dezembro 2008

Retrospectiva 2008: Elton John perde briga na justiça contra jornal inglês

Cantor teria perdido senso de humor por artigo publicado em jornal


O cantor britânico Elton John perdeu uma ação judicial contra o jornal inglês "The Guardian", após a Justiça londrina ter considerado que o músico confundiu "ironia e brincadeira" com "difamação".

A sentença protegeu jornalistas que publicam notas irônicas ou brincadeiras sobre personalidades. Após a decisão, os advogados do cantor declararam que recorrerão da sentença. O processo dizia respeito a um artigo publicado no último mês de julho, e assinado por Marina Hyde.

A nota imitava um diário pessoal imaginário de Elton John, que mencionava uma festa anual de trajes brancos organizada pelo cantor para arrecadar fundos para sua fundação contra a Aids. "Naturalmente todos podem doar dinheiro se estiverem interessados nas pesquisas sobre a Aids", satirizava o falso diário.

"Porém nós queremos dar aos convidados uma festa extravagante e pomposa porque eles são o tipo de gente que não moveria um dedo por nada menos", escreveu Hyde, como se fosse o cantor escrevendo em seu diário. A nota também incluía algumas fotos da revista "OK!" sobre o evento, no qual os convidados devem se vestir de branco.

Após a publicação, o cantor afirmou que o artigo sugeria que sua dedicação à caridade não era sincera e que usava o evento "como uma ocasião para se reunir com celebridades e para autopromoção". Além disso, Elton John disse que Hyde usou de má fé, mas o juiz deu ganho de causa ao "The Guardian", afirmando que o cantor interpretou de forma errada a "brincadeira".

Alan Rusbridger, editor do jornal, elogiou a decisão judicial. "Lamentamos que Elton John tenha perdido seu senso de humor por este artigo", declarou.

Fonte: UOL

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário