14 dezembro 2008

Veja letras e curiosidades sobre Madonna

Fases da cantora em especial do site Vaga-Lume

Um ícone da música pop desde o início, Madonna ganha um especial sobre a carreira da diva. Selecionamos abaixo, a fase oitentista da loira. Divirta-se!

MADONNA (1983)
Madonna lançou seu primeiro álbum em 1983. Mas, desde o fim dos anos 70 ela já estava na batalha, trabalhando como dançarina, modelo ou arriscando sua primeira banda de rock, o Breakfast Club (nada a ver com o filme, heim!).

"Madonna", o álbum, é até hoje um dos melhores trabalhos da cantora e fez bastante sucesso. Um ano depois de lançado, já era disco de ouro. Aqui o fã pode ouvir uma Madonna que ainda não era uma popstar, em um disco que ambicionava no máximo agradar ao público que freqüentava os clubes noturnos.

Porém, faixas hoje clássicas como "Holiday', "Lucky Star" e "Borderline" (essa no repertório do novo show) mostravam uma cantora com potencial para ser uma verdadeira "popstar", fato que se confirmou no álbum seguinte.

Confira os destaques desta fase:

· Madonna: Everybody I know you've been waiting, yeah I've been watching you, yeah I know you wanna get up, yeah Come ...

· Madonna: Holiday Holiday Celebrate Holiday Celebrate If we took a holiday Took some time to celebrate...

· Madonna: Lucky Star You must be my Lucky Star 'Cause you shine on me wherever you are I just think of you and I start ...

LIKE A VIRGIN (1984)
Foi aqui que Madonna deixou de ser uma cantora com potencial e sucesso considerável, para se tornar verdadeiramente um fenômeno. Quem viveu o ano de 1985, provavelmente, tem suas memórias ligadas a canções como "Material Girl", "Dress You Up", "Into The Groove" (que não entrou nas primeiras tiragens do álbum) e, principalmente, a faixa título do disco.

"Like a Virgin" foi produzido por Nile Rodgers, que revolucionou a música negra americana nos anos 70, com o Chic. Na década seguinte, ele seria procurado por várias estrelas em busca de um som dançante e musculoso, como David Bowie, Duran Duran e Diana Ross.

Nessa época, a cantora também passou a valorizar mais a sua imagem. Pode-se dizer que o fenômeno Madonna explodiu em apresentações ao vivo marcantes, como a de sua participação no Video Music Awards da MTV, quando apareceu vestida de noiva. Seus clipes ainda hoje são tão importantes quanto as músicas e vários deles entram em qualquer lista de vídeos mais inovadores e importantes já realizados.

Confira os destaques desta fase:

· Madonna: Into The Groove And you can dance For inspiration Come on I'm waiting Get into the groove Boy you've got to...

· Madonna: Like A Virgin I made it through the wilderness Somehow I made it through Didn't know how lost I was Until I...

· Madonna: Material Girl MATERIAL GIRL Madonna Like a Virgin Some boys kiss me, some boys hug me I think they're o.k. ...

TRUE BLUE (1986)
Agora Madonna já era uma marca consolidada em todo o planeta. O disco "True Blue" precisava consolidar essa marca e também trazer avanços. O resultado foi alcançado e com honras. Madonna se mostrava mais adulta e se firmava como ícone feminista ao gravar "Papa Don't Preach", canção em que peitava seu pai, assumia sua gravidez e a condição de mãe solteira.

O disco ainda trazia "Live To Tell", uma das grandes baladas dos anos 80, e "La Isla Bonita", que deixava explícita a influência que a cantora sofria da música e cultura latinas.

Curiosidade: "La Isla Bonita", um dos grandes clássicos de sua carreira e ponto alto dos shows da turnê que vem ao Brasil, foi oferecida pelos seus autores, Patrick Leonard e Bruce Gaitsch, primeiro para Michael Jackson.

O "Rei do Pop" não quis gravá-la em seu disco "Bad". Por sua vez, Madonna gostou da música, reescreveu parte da letra e chegou ao topo das paradas em mais de dez países.

Confira os destaques desta fase:

· Madonna: La Isla Bonita (Spoken:) Como puede ser verdad How could it be true? Last night I dreamt of San Pedro ...

· Madonna: Live To Tell I have a tale to tell. Sometimes it gets so hard to hide it well. I was not ready for the fall ...

· Madonna: Papa Don't Preach Papa I know you're going to be upset 'Cause I was always your little girl But you should know by...

LIKE A PRAYER (1989)
"Like a Prayer" é considerado o melhor álbum de Madonna. Publicações influentes, como as revistas Time e Rolling Stone, colocam o álbum em suas listas de discos fundamentais.

Pode-se dizer que pela primeira vez em sua carreira, Madonna realizava um disco que realmente soava como uma obra coesa e não apenas um agrupamento de singles.

O álbum tem grandes canções como a faixa título, "Like A Prayer", que com seu polêmico vídeo causou reclamações do Vaticano e levou a Pepsi a cancelar o patrocínio que daria à turnê da cantora. O disco ainda tinha mais dois singles antológicos, "Express Yourself" e "Cherish", além de grandes baladas como "Oh Father" e "Spanish Eyes".

O material era tão forte que a princípio o que seria o grande atrativo do lançamento, a união Prince/Madonna (na hoje esquecida "Love Song"), acabou ficando em segundo plano.

Confira os destaques desta fase:

· Madonna: Cherish Cherish cherish - So tired of broken hearts and losing at this game. Before I start this...

· Madonna: Express Yourself (Spoken:) Come on girls Do you believe in love? 'Cause I got something to say about it And it...

· Madonna: Like A Prayer Life is a mystery, everyone must stand alone I hear you call my name And it feels like home ...

Fonte: UOL

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário