04 março 2009

Fãs do A-ha fazem contagem regressiva para os shows da banda no Brasil

Último show oficial do trio foi em 15 de setembro de 2007

Os fãs do A-ha estão em polvorosa. Um dos sintomas da febre é o resultado da enquete com os leitores do site do jornal O GLOBO, apontando os shows do grupo (dia 26.03, no Citibank Hall, no Rio e 25.03, no Credicard Hall, em São Paulo) no Brasil como os mais esperados de 2009. Se a expectativa é grande, uma pergunta parece rondar a cabeça de quem ouviu "Take on me" nas paradas das rádios nos anos 80 e ainda guarda o vinil de "Hunting high and low" na estante: por onde andou o A-ha nestes últimos anos?

O grupo se separou em 1994, voltou a se reunir em 2000 e até chegou a anunciar uma nova pausa em 2007. A ideia era ficar "de férias" até 2010 mas nem eles aguentaram esperar tanto. Já no fim do ano passado começaram a fazer alguns shows na Europa e entraram em estúdio para gravar um CD inédito previsto para ser lançado em junho.

Ausência de pista VIP é festejada
O polêmico espaço das pistas VIP, como é chamada a área mais próxima dos palcos de quase todos os shows em todo o mundo, não existirá no show do A-ha no Citibank . A decisão de ter uma única pista para todo mundo é festejada pelos fãs.

- Quem merece ficar na frente do palco são os fãs verdadeiros, que chegam cedo - afirma João - Parece que já existem caravanas de Minas Gerais e Brasília que pretendem vir ao show do Rio.

Em 2007, a banda recebeu um prêmio da BMI (Broadcast Music Incorporated, uma sociedade americana que controla a execução das músicas, como faz o Ecad, no Brasil) por "Take on me" ter sido executada mais de três milhões de vezes nas TVs e rádios dos Estados Unidos. Na Noruega, a faixa ganhou o prêmio de "Maior hit dos últimos 50 anos", também em 2007.

Estima-se que o single "Take on me" - que chamava-se "Lesson one" e sofreu algumas regravações - tenha vendido sete milhões de cópias pelo mundo, sendo que 1,5 milhão em apenas um mês. O ótimo videoclipe foi o vencedor de seis categorias no MTV Video Music Awards de 1986, culminando com a indicação da banda ao Grammy na categoria revelação, vencida pela cantora Sade.


Em 2008, o disco de estreia da banda, "Hunting high and low", foi o único álbum do A-ha presente no livro "1001 discos para ouvir antes de morrer". No mesmo ano, a banda voltou a se reunir para cinco apresentações solo em conjunto, que culminaram com um mini-show no qual foram apresentadas duas músicas que deverão constar do próximo álbum, cujos títulos provisórios são "Shadowside" e "Riding the crest".

Morten suspendeu a promoção de seu último álbum solo para se dedicar exclusivamente ao novo trabalho do trio. Segundo o empresário da banda, Harald Wiik, "há uma lista longa de canções que foram gravadas em várias versões, mas a tracklist final ainda está sendo feita".

Segundo o site oficial da banda, os shows aqui no Brasil serão os primeiros desde o dia 24 de maio de 2008 (quando se apresentaram em shows individuais). Um show oficial do A-ha não ocorre desde 15 de setembro de 2007. O trio toca no Brasil e depois viaja para o Chile, onde se apresenta no dia 28.

Leia a matéria na íntegra.

Depois, mate a saudade de "Take on me" (1985)



Fonte: O Globo

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário