21 março 2009

Kraftwerk surpreende com espetáculo visual

Luzes fluorescentes, imagens impactantes no telão e sintetizadores nos arranjos deram o tom do show

Kraftwerk significa usina de força. A tradução do nome sintetiza perfeitamente como foi o show do quarteto alemão, considerado o precursor da música eletrônica, nesta sexta-feira no festival Just a Fest, na Praça da Apoteose, no centro do Rio de Janeiro. Luzes fluorescentes, imagens impactantes no telão e sintetizadores nos arranjos deram o tom do show da banda alemã, que durou uma hora.


Capa do álbum de 1981

O grupo, formado na década de 70 e que só possui um remanescente da formação original, abriu o show com “ManMachine”, animando o público. Parados atrás de teclados, os quatro integrantes do Kraftwerk deram prosseguimento à apresentação com músicas como “Planet of visions”, “Numbers” e “ComputerWorld”, que, mesmo não conhecidas da maioria, empolgavam a plateia.

As imagens futurísticas projetadas no telão acompanhadas da batida eletrônica deixaram o público hipnotizado também pelo espetáculo visual. Músicas como “Autobahn” e “Model” mostram que o DJ Malboro bebeu na fonte do Kraftwerk no final dos anos 80 para lançar seu funk carioca. A associação de ritmos fez o show virar uma mistura de rave com baile funk, com direito a pessoas indo até o chão.

Show de abertura do Radiohead no Brasil


Em “Radioactivity”, o quarteto alemão mostrou sua ligação com temas sociais. Símbolos atômicos e os nomes das cidades de Chernobyl e Hiroshima eram projetados no telão acompanhados de cores fortes animando ainda mais o público.

O auge da noite aconteceu com “Robots”, quando os membros do Kraftwerk foram substituídos por robôs, e “Aerodynamik”, com os músicos vestindo roupas com listras verdes fluorescentes e os rostos roxos graças a uma iluminação. Para finalizar o espetáculo eletrizante, os alemães sacaram “Musique Non Stop”. Assim como a usina de força, a música também não pode parar.

Confira o set list do show:
1. ManMachine
2. Planet of Visions
3. Numbers
4. ComputerWorld
5. TDF03 – L’Etape 2 (Tour de France)
6. Autobahn
7. Model (ComputerLove)
8. Les Mannequins
9. Radioactivity
10. Tee
11. Robots
12. Aerodynamik
13. Musique Non Stop

Fonte: IG

----------------------------------------------------------------- --------------
Os vovôs da música eletrônica

Citamos a banda, exatamente por sua influência sobre dezenas de outras na década seguinte, os anos 80. Eles que deram suas primeiras batidas eletrônicas muito antes do boom techno-eletronique remetem até mesmo ao funk carioca, segundo alguns críticos.

A formação mais duradora do grupo deu-se até 1987, quando deram uma pausa nas apresentações ao vivo. Para este domingão, dia 22, a retomada acontece com transmissão em tempo real pelo canal a cabo Multishow, a partir das 20h30. Ancorado pelo ex-VJ MTV Edgard Piccoli, o show será exibido simultaneamente na TV e site do canal. Ano passado, foi a vez do ex-integrante da trupe alemã, Karl Bartos, tocar por São Paulo, Porto Alegre e Brasília.

Confira matéria sobre a passagem de Karl pelo Brasil



E, um clipe caprichoso do single de 1986


Dance, dance. E, muita vibe pra todos!!!

Redação Canal 80

0 comentários:

Postar um comentário