06 março 2009

Seções do blog: passo-a-passo


Experimenta!!! Experimenta!!!! Após a primeira, com certeza você irá viciar

Aos colegas blogueiros e demais visitantes, postamos uma espécie de "manual didático", sobre a funcionalidade das seções no Portal 80.

Com a pressa de simplesmente não ficar atrás, digo, chegar muito atrasada no que decorre sobre o universo oitentista, as benditas categorias (leia-se também: seções) só vingaram a público este ano, e não desde os primeiros posts em 28 de novembro (Sim, temos 3 meses de blog!).

Portanto, plagiando um colega e professor, que conheci na blogosfera tento explicar o porquê, ou a que fim veio, cada seção. Sim, muitas postagens se repetem em mais de uma categoria, mas a ideia básica, é orientar o internauta à uma melhor navegação pelos artigos. E, sem perder conteúdo, é claro. De resto, todos nós já nos perdemos, um dia. Acontece! (risos) ;p

Acreditando que a seção mais visitada seja mesma a de Áudios / Vídeos, depois AGENDA ou Você Sabia?, é bem difícil sugerir uma em questão, já que tantas chamam a atenção. O bom sempre é dar uma olhada para ver as novidades, caso não queira se deter nos dias, assim, manualmente olhando.

Agora, um roteiro bem básico também, pode ser seguido no item Newsletters, que traz a lista das notícias publicadas no blog durante uma semana, por exemplo. E, que disparamos também lá na comunidade do orkut. E, ah: para aqueles que já nos acompanham desde o antigo site, algumas seções continuam, outras foram criadas, conforme explicação abaixo.


Em tempo, nossas atualizações ocorrem em dias intercalados. Mas, você será muitíssimo(a) bem-vindo(a) toda vez que quiser dar aqueeeela fuçada. Combinado?

Como não dá para folhear com as mãos, fique com a tradução:

Seções do blog
ACONTECEU - Surgiu para destacar algum fato "mais marcante" da semana, mês .... Mas, definitivamente, algo para ser lembrado!

AGENDA - A princípio funcionava como um roteirão cultural, passando a abarcar com o tempo, também estréias no cinema, dicas de exposição e coisas para ficar LIGADO.

Aniversariantes - Como o nome diz e, para não se perder em meio à tanta informação, vai a lista dos aniversariantes do mês, com um ou outro destaque.

Canal 80 - Relacionada ao programa de rádio (no ar todo domingo, de 10 ao meio-dia, na Executiva FM (101,7) de Brasília). Um pouco do que já rola no site do Canal 80 mais pedidos especiais do DJ Ernani, além de referências diretas ao programa da semana.

Da Redação - Este, um dos bebês mais novos, além da última: os ESPECIAIS. Dá atenção, aqueles visitantes, que preferem as opiniões, ao nosso habitual, mas não menos trabalhoso, recortes oitentistas. Ou seja, quer ver mesmo, opiniões, originalidade. Sem vergonha na cara, então, tentamos arriscar! Mas, percebemos o looongo caminho a ser trilhado ...

Dicas da Semana -Vinha como uma dica, sugestão da semana, tal como filme, presentinhos .... Uma seção para brincar mesmo, mas temporariamente ausente, já que outras passaram a ganhar mais espaço. Voltaremos em breve, promessa! É, que por vezes, bomba tanta notícia, que ...

Discoteca MTV - Parecem poucos artigos, mas são mais do que relevantes. Garimpadas no site da MTV, trazem mais um momento raridade, daqueles para lembrar .... Funcionam, como uma escola do rock, talvez.

Entrevista - Também criada para destacar as entrevistas publicadas no blog. Assim: quer achar fácil? Só seguir o tópico. Enooormes, mas muito saudosas. Mais uma escolinha ...

ESPECIAIS - Criada hoje, 6 de março. Traz uma coletânea de notícias postadas à lá Newsletters e serve como um guia rápido para determinado assunto. Em breve, novidades! Destaque para as Retrospectivas, sempre fuçáveis.

Lançamentos - Como o nome diz ... Divulga os lançamentos de CD's, DVD's, shows .... Serve com um agendão super segmentado. Novamente, datas para ficarmos atentos. Um Tome Nota que ajuda muito!

Leia - Ainda pequeno, mas ... Traz trechos de livros para você ler aí na sua telinha.

Memórias do Rock - Veio antes do ACONTECEU mas é uma garimpada do que rolou pelos idos de 80, 81 ... sobre nossos astros. Refere-se diretamente às celebridades da época, ou de algo, que acontece na década de 80. Antes, frequente, ela deu uma pausa, não por nossa culpa, mas pela fonte ter secado. ;( Mais, novidades, em breve!

Newsletters -Nosso informativo semanal com as últimas matérias publicadas dia-a-dia. E-s-s-e-n-c-i-a-l!

TraduzZidas - Também não tão atualizada como deveria, mas, ficamos na projeção de um mutirão, algum dia.

Você sabia? - Uma seção curiosidades. Com lembranças ou coisas que ficamos sabendo há bem pouco tempo.

Áudio / Vídeos - Seção-chave para a diversão. Pegue seu ingresso, que é FREE. Apanhado do YouTube mesmo, que antes era adotado como seção Seleção YouTube, postado invariavelmente às quartas/quintas.

E, claaaroooo. Você pode encontrar pela busca também (ex: Madonna, Michael Jackson). Agora, ufa! Que trabalhão? Para quê inventar mesmo as seções? (risos) Pior que a cada post, mais o ócio criativo aspira!

Tá dito! Até o próximo post, pessoal. ;p

Redação Canal 80

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário