07 abril 2009

MUNDO: Local de terremoto é cenário de "O feitiço de Áquila" e "O nome da rosa"

Região histórica da Itália já contabiliza 179 mortos e 1.500 feridos

O terremoto que atingiu nesta segunda, dia 6, a região histórica de L'Aquila, a leste de Roma matando, até o momento, 179 pessoas e deixando outras 70 mil desabrigadas expõe ao mundo um arquitetura deslumbrante de castelos, fortalezas e igrejas, que remontam ao Renascimento e a época do Império Romano.

Construída a mando de dois imperadores alemães do Sacro Império Romano-Germânico, Frederico II e seu filho Conrado IV, ao longo do século XIII, a cidade revela para nós importantes cenários, já vistos por muitos em algumas produções.

É o caso de fortalezas medievais, como a chamada Rocca Calascio, e montanhas da área que serviram de base para filmes como "O feitiço de Áquila" (1985) e "O nome da rosa" (1986).

Fortaleza que serviu de cenário para "O Feitiço de Áquila"

Cena de "O Nome da Rosa"

Com o mais profundo pesar sobre a situação, fazemos o link com o romance mais popular de Umberto Eco. Para os literatos ou não, à época o filme despertou grande interesse e polêmica devido a tensão gerada entre religião, sexualidade, conhecimento, e outros. E, isso, muito antes de "O Código de Da Vinci" fazer frente ao poderio da Igreja Católica. Um filme sensacional e histórico, sem dúvida! Da memória então, resgatamos algumas cenas. E, olha o Sean Connery aí, além do Christian Slater (bem novinho) ...

Já o outro, "Feitiço de Àquila", conta mais uma história em clima medieval. Na trama, a maldição que proíbe um casal de concretizar o seu amor. Já que, de dia, Michelle Pfeiffer se torna um lobo e Rutger, um falcão. Destaques para Matthew Broderick, que aparece bem em início de carreira, e Rutger Hauer (de "A Morte pede Carona", 1986).

------------------------------------------------------------------------------------
Adendo: "A Morte ...2", e não o remake, passou neste domingo, 5, no Corujão da Globo. O filme que não ficou assim tão fraco para continuação traz o jovem C. Thomas Howel (irreconhecível e com rosto mais inchado), 15 anos depois.
------------------------------------------------------------------------------------

Para nós, do Canal 80: um momento retrô que, com certeza, marcou época.

Com informações do G1.

Redação Canal 80.

1 comentários:

Novos números desta madrugada indicam que o total de mortos já chega a 235. Ainda, segundo informações da Folha, o 1° funeral de uma das vítimas está marcado para esta quarta.

Entre os trabalhos de resgates algumas surpresas como um jovem de 20 e uma senhora de 98 que saíram com vida dos escombros.

Sem falar que dois novos tremores foram registrados na àrea central do país. Que coisa!!!! Tanta tecnologia para não prever, alertar a população quanto à isso???

Postar um comentário