08 maio 2009

Cinema: Mostra Tribos Urbanas é o destaque até 22 de maio no CCBB Brasília

Qual a sua tribo? Pegue a pipoca e descubra!


Está em cartaz desde o início desta semana na cidade a mostra Tribos Urbanas no Cinema, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, SCES, Tc. 2, Lt. 2; 3310-7087). Ao todo, 20 filmes serão exibidos até 24 de maio. As sessões custam R$ 4 e R$ 2 (meia). Eles retratam os integrantes de movimentos culturais que marcaram época, como os hippies, yuppies, beatniks, mods, glams, clubbers, new wavers, skaters, surfers, grunges e punks. Os horários são sempre os mesmos: 16h30, 18h30 e 20h30.

Após as sessões, os espectadores poderão avaliar os filmes, dando notas de zero a 10. Os três filmes que receberem as melhores notas serão reapresentados no domingo.

Há documentários e ficção. Uns feitos na época em que ocorria o movimento, outros com produção atual. “Quem for ver os filmes terá verdadeira aula de história, tanto pela música quanto pela moda e o comportamento”, garante Tatá Aeroplano, músico convidado pela mostra para a seleção das fitas.

Alguns dos destaques:


"Control" , de Anton Corbjin (Control, Reino Unido/Estados Unidos/Austrália/Japão, 2007, 122 min, P&B, 14 anos, 35mm) A vida de Ian Curtis, o genial vocalista de uma das maiores bandas dos anos 80, Joy Division, virou filme. Filmado em preto e branco, Control não é uma simples biografia de um astro do rock, por isso foi um dos grandes destaques do Festival de Cannes de 2008 e recordista de BAFTAs de todos os tempos. O filme mostra como o astro e a banda revolucionaram o universo do rock de forma com apenas vontade e idéias inovadoras. Dias 12 e 16 de maio.

"Stoned – A História Secreta dos Rolling Stones", de Stephen Woolley (Stoned, Inglaterra, 2005, 102 min, cor, 18 anos, 35mm) Stephen Woolley, um dos mais respeitados produtores britânicos, que esteve por trás dos principais filmes do irlandês Neil Jordan, nos mostra versão alternativa para a morte do músico Brian Jones, um dos mais completos artistas, um pop star, ícone fashion e grande mulherengo de sua época. Entre 1962 e 1969, ele se tornou uma lenda da música, criando o Rolling Stones, um dos maiores grupos de rock que já existiu. Este é um filme sobre o mistério que envolve sua morte que na época, poucas semanas após ele ter saído da banda, foi considerada acidental. Novas teorias sugerem, no entanto, que tenha sido assassinato. Dia 15 de maio.


"Joe Strummer: O Futuro Está para Ser Escrito", de Julien Temple (Joe Strummer: The Future is Unwritten, Irlanda/Reino Unido, 2007, 124 min, cor, 14 anos, 35mm) Joe Strummer, ex-líder da banda punk The Clash, marcou profundamente a existência de seus contemporâneos. Seu espírito contestatório ajudou a revolucionar a atitude rock’n’roll e seus ideais superaram divisões sociais e geográficas, convertendo-o num verdadeiro humanista. Através de entrevistas com personalidades, imagens de arquivo e registros inéditos de apresentações, o diretor e amigo Julien Temple faz uma biografia-homenagem deste ícone contraditório, que, com suas músicas, traçou um panorama crítico de nosso tempo. Melhor documentário no British Independent Film Awards 2007. Dia 21 de maio.

(Veja também um trecho de "Joe..." )


"New York Doll", de Greg Whiteley (idem, Estados Unidos, 2005, 78 min, cor, 14 anos, 35mm) O documentário começa de onde a banda de punk rock parou, há 30 anos, quando se desfez. O vocalista David Johanson passou a se apresentar como Buster Poindexter em shows e também atuou em filmes. O filme contrasta imagens antigas dos integrantes da banda com sapatos de plataforma, lábios vermelhos e olhos pintados com os rostos mais leves e com as marcas do tempo de Kane, Johansen e Syvain Sylvain reunidos. Entrevistas com Morrissey (ex-Smiths), Mick Jones (The Clash), Bob Geldof e Chrissie Hynde (Pretenders) destacam a influência do grupo na história do rock, mas é a relação tempestuosa de Kane com Johansen que se torna o centro do filme. Dia 22 de Maio.

Acesse a programação completa em Objeto Sim. Já em São Paulo, a mostra começa dia 13 e vai até o último dia 31. Se estiver pelo CCBB de lá, confira a programação aqui.

Fonte: Correio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário