02 junho 2009

DICA DA SEMANA: Livro sobre Renato Russo será lançado nesta terça, dia 2, no CCBB Brasília

As influências, a adolescência, a relação com a cidade, o último show na capital, em 88, compõem a história do Rock Brasiliense

Como falar de Brasília e da década de 80 sem mencionar o nome Renato Russo? Combinação perfeita, misto de amor e ódio, mas um pouco do que seria também a história do rock da cidade e, posteriormente, do Brasil.

Nesta semana pegamos carona nesse saudoso reencontro para divulgar o lançamento do livro "O Filho da Revolução" que acontece nesta terça, dia 2, a partir das 19hs, no Centro Cultural Banco do Brasil. Entre um café e outro, o autor Carlos Marcelo, jornalista brasiliense, bastante conhecido da cena cultural da capital, falará mais sobre essa grande reportagem e dará autógrafo aos presentes.

No segundo livro mais biográfico já escrito sobre o músico, o autor brasiliense aproxima Renato de sua relação com a cidade; sua vida e adolescência por aqui. Narra também suas influências; os tempos de ator e professor na Cultura Inglesa; a frustração de não ter entrado na UnB (já naquela época, heim?) e ter optado por jornalismo, no CEUB. Delineia ainda, sua trajetória como repórter de rádio, depois produtor e apresentador de um programa sobre os Beatles; as músicas censuradas, em 1981, ainda na fase do Aborto Elétrico; o quebra-quebra no último show em Brasília, em 1988, auge de "Faroeste Caboclo"; e ... Só lendo mais para saber. Se não que graça tem a gente adiantar aqui?

Carlos Marcelo, um dos criadores do lendário programa Cult22, disse recentemente em entrevista, que fora ao todo 9 anos de pesquisa para reunir todo o acervo biográfico. Então, tome raridade, fotos inéditas e uma séria de entrevistas com colegas, professores e até com um certo Nicolas Behr (poeta bastante conhecido na cidade), que teria uma versão de "Nossa Senhora do Cerrado" para o Renato. Mas, para o jornalista, a idéia toda começou a ser burilada mesmo após uma super matéria "encomendada" para a extinta Revista Bizz.



Ainda na entrevista, ele revela mais alguns detalhes do livro, que já antecipamos por aqui no intuito de você ir lá, folhear, ler mais e quem sabe .... Mafrendini ou Renato Russo?, questiona-se o leitor. O Marcelo responde: "Dos 7 capítulos, o nome do Renato mesmo só aparece no quinto, antes vem toda a trajetória dele já na adolescência e sua relação de "amor e ódio" com a cidade. Ele que veio para cá com 13 anos e viveu em Brasília de 1973 a 1985". O livro aborda ainda os planos futuros de Renato que possivelmente seria o de escrever um livro e fazer ópera, não necessariamente nesta ordem, segundo o autor.

Quem topar, então, um ventinho regado à um saboroso café e um bom bate-papo sobre o rock candango, recomendamos uma passada pelo local.

AGENDE-SE
Livro: "Renato Russo - O Filho da Revolução", Editora Agir, 416 páginas
Preço sugerido: R$ 59,90
Lançamento: 2 de junho, às 19h
Local: Livraria Dom Quixote, no CCBB (Setor de Clubes Sul)

Redação Canal 80

Leia também
@ Legião Urbana.com.br solta teaser, assista!
@ Legião lança seu catálogo em formato digital: veja entrevista e álbum de 1985
@ Discoteca: Relembre os discos mais importantes da história do rock nacional

1 comentários:

Acrescendo ainda, o jornalista rebate a ideia de que as filmagens sobre uma possível cinebiografia do cantor comecem mesmo este ano.

Talvez “Somos tão jovens”, do ator Thiago Mendonça, tenham início neste 2° semestre. Já o lançamento está previsto para o meio de 2010. É esperar!

Links relacionados você revê agora mesmo, digitando na busca: 'Thiago Mendonça' ou 'Projetos cinematográficos'.

Postar um comentário