06 junho 2009

Google comemora 25 anos do Tetris

Game clássico de 84 aposta agora na franquia dos smartphones


Obviamente, todo mundo já jogou "Tetris" alguma vez na vida, isso é fato. Mas você sabe quando o game foi inventado? Criado no ano de 1984, por 3 engenheiros russos (saiba mais abaixo), o game completa hoje 25 anos, e ganha por isso uma homenagem "de capa" do Google, que pode ser vista por todos na home inicial do buscador.

Após conquistar PCs e minigames, os donos da franquia andam procurando maneiras de perpetuar essa trajetória de sucesso. Depois de arrematar jogadores nos portáteis, como o Game Boy, "Tetris" começa a desbravar o mercado dos smartphones.

"O desafio é continuar fazendo a franquia crescer", diz Adam Sussman, vice-presidente da divisão de celulares da Electronic Arts (EA), empresa dona da licença de "Tetris" nos celulares. "Esperamos crescer no mercado de smartphones, e chegar às lojas de aplicativos. Assim as pessoas vão ver ali o 'Tetris', vão comprar e veremos um público maior jogando", completa.

A invenção - Criado por Alexey Pajitnov na Academia de Ciência de Moscou (Rússia) durante o auge da Guerra Fria, "Tetris" foi transformado em negócio por Henk Rogers, o jogo vendeu mais de 125 milhões de cópias desde sua primeira versão, lançada em 6 de junho de 1984.

Como jogar? - Posicione e gire o tetraminó enquanto ele desce usando as setas do teclado, para se encaixar nas peças abaixo de maneira que não haja espaço vazio entre elas. Use "P" para pausar o jogo.

Com informações do G1 e do blog Monitorando.

Redação Canal 80

Categories: ,

2 comentários:

Nossa... agora que eu entendi esse desenho. Tinha entrado no Google num dia aí (nesse em questão) e fiquei pensando, pensando... mas a presa deixou minha curiosadade pra lá...

;D Bjs moça!

Ê, brunita!! Tb olhei, olhei .. apreeensiva e .. kabum, era. Não era? O que era?rs

Antenadíssimo este google!!rs Eu, particularmente, me amarrei. ;p

Abração, guria!

Postar um comentário