21 agosto 2009

É ritmo de festa! SBT comemora 28 anos

Memória da TV brasileira em nomes como Chaves, Jô Soares, Gugu, Eliane, Boris Casoy e toda uma cadeia de programas "inéditos"



Em 1981 o SBT estreou o programa infantil "Bozo", e seu famoso bordão "Tá feliz? Dá uma bitoca no meu nariz". Além do palhaço, faziam parte da atração Vovó Mafalda, Papai Papudo, Salci Fufu e o garoto Juca.

No mesmo ano entrou no ar na emissora o programa "Qual é a Música?", que trazia os artistas de sucesso do momento testando seus conhecimentos musicais. Apresentado por Silvio Santos, tornou famosa a frase: "Maestro Zezinho, uma nota".

Também em 1981, Silvio Santos estreou no SBT o "Show de Calouros". A atração trazia calouros fazendo os mais diversos números, como shows de transformistas. O eclético corpo de jurados tinha, entre outros nomes, Pedro de Lara, Décio Piccinini, Sônia Lima, Leão Lobo, Elke Maravilha, Aracy de Almeida e Wagner Montes.

Recém-contratado em 1984, Gugu Liberato estreou no comando do "Viva a Noite". O programa trazia atrações musicais que faziam sucesso na época, como a dupla Sandy e Júnior em início de carreira. O programa aida realizava o "Sonho Maluco", no qual as fãs faziam pedidos que colocavam em risco a vida de seus ídolos. O grupo Titãs chegou a gravar o quadro, com alguns de seus integrantes dependurados em cordas para "salvar" uma fã de uma pessoa fantasiada de aranha.


No mesmo ano, estreava um dos maiores clássicos do SBT, o seriado "Chaves", inicialmente como uma atração dentro do programa "Bozo", depois ganhando espaço próprio. O programa infantil produzido pela mexicana Televisa sempre atingiu bons índices de audiência apesar das intermináveis reprises, servindo como curinga na programação.

Um dos símbolos da emissora, a apresentadora Hebe Camargo estreou em 1986 o "Programa da Hebe". Mesclando entrevistas e números musicais, a atração continua até hoje no SBT apenas com o nome da apresentadora.


Já em 1987 era a vez da apresentadora Mara Maravilha estrear o programa "Show Maravilha". Mesclando brincadeiras com o auditório, desenhos e atrações musicais, o infantil lançou os marotos como uma versão masculina das paquitas.

No mesmo ano, o apresentador Sérgio Mallandro teve dois programas infantis no SBT: "Oradukapeta" (1987) e o "Programa Sérgio Mallandro" (1994). O humorista criou a "Porta dos Desesperados", parodiando a "Porta da Esperança" de Silvio Santos. No quadro, os participantes escolhiam entre três portas: uma delas trazia prêmios, enquanto as demais tinham "monstros" fantasiados.



Em 1988 Simony estreou o "Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony" na emissora de Silvio Santos. Ela já era famosa por ter feito o "Balão Mágico" na Globo, e aproveitou o programa para lançar um disco no ano seguinte com a trilha sonora do programa. Entre os hits estavam "Acho que sou louca".

Fonte: UOL

Leia também

0 comentários:

Postar um comentário