11 setembro 2009

Fernanda Abreu estreia como escritora no infanto-juvenil "Meu pequeno vascaíno"

Ex-backing da Blitz resgata memórias de infância para compor 8° livro da série

Fernanda Abreu não se aguenta de tanta ansiedade. Mesmo com quase três décadas de carreira musical nas costas, a cantora não pode evitar um certo friozinho na barriga. Afinal, está diante de uma estreia inusitada, a noite de autógrafos de seu primeiro livro, o infanto-juvenil "Meu pequeno vascaíno" (24 páginas, R$ 19,90). E rói as unhas tanto pelo que chama de "aventura" como pela próvavel presença de um de seus maiores ídolos no lançamento.

- Acho até que o Dinamite vai lá - diz Fernanda, sem disfarçar a empolgação na voz diante da possibilidade de autografar um livro para Roberto Dinamite, herói do Vasco nos anos 70 e 80 e atual presidente do clube.

"Meu pequeno vascaíno" é o oitavo volume da série da editora Belas Letras, e Fernanda não foi a primeira torcedora ilustre a ser convidada para contar a história de seu time do coração aliada a uma trama infanto-juvenil. O gremista Humberto Gessinger, a palmeirense Soninha Francine, o rubro-negro Gabriel O Pensador e o corintiano Serginho Groisman, entre outros, também já escreveram para a coleção. Para Fernanda, mais difícil do que resumir em tão poucas páginas os 111 anos de história do Vasco foi transformar seu texto em algo "que fizesse as crianças terem vontade de continuar a virar as páginas".

Se eu enchesse de dados, números, datas, criança nenhuma iria aguentar. Procurei criar uma situação que tivesse a ver com o dia a dia delas - explica.



E com o da própria Fernanda, filha, neta e mãe de torcedores do Vasco. Em seu livro, a menina Alice (mesmo nome da filha de 9 anos da cantora) disputa com o menino Mauro o posto de maior torcedor do Vasco da escola - para ele, mulheres não entendem nada de futebol. Provocada, a pequena Alice se une à mãe e ao avô vascaínos para dar o troco a Mauro e cria o "Almanaque do Vascão", repleto de curiosidades sobre o clube.

Quando tinha 12 anos e se descobriu "vascaína para sempre", Fernanda também sofreu preconceitos clubísticos.

- Naquela época já diziam que torcer para o Vasco era brega. E foi aí que virei Vasco mesmo, resolvi encarar a provocação, como a Alice no livro. Achei essa rivalidade entre meninos e meninas muito mais interessante de descrever. E é claro que puxei a brasa da sardinha para o lado das mulheres na minha história - diz.

Fernanda Abreu levou cerca de três meses para escrever sua história, que tem ilustrações de Fernando Romeiro. Teve dificuldades para selecionar os momentos marcantes do Vasco e escolher que jogadores deveriam ser citados no livro. Depois de redigida - em escapadas com a família em Mauá - a experiência se tornou ainda mais prazerosa.

Fonte: O Globo

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário