03 outubro 2009

Rock Sinfônico para Renato Russo neste domingo, dia 4

Projeto idealizado pelo maestro Barbato, vítima do Air France 447, mostrará seu trabalho com o rock brasiliense


O projeto promove o encontro inédito da música sinfônica com o rock na cidade que exportou grandes artistas. A banda Trampa e músicos de Brasília homenageiam o maestro Silvio Barbato e a banda Legião Urbana. O patrocínio é dos Correios e a realização da Etrusca Consultoria Cultural

O movimento que caracterizou Brasília como a Capital do Rock nos anos 1980 sempre foi muito próximo ao maestro Silvio Barbato. Nascido no Rio de Janeiro, Barbato passou a adolescência em Brasília e mesmo com a formação clássica da Escola de Música e da Universidade de Brasília, era amigo dos roqueiros da Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, bandas da cidade que se tornaram referência para outras gerações de artistas. O maestro nunca escondeu sua admiração pelo ritmo nem a intenção de juntar esses dois universos musicais.

A cidade que exportou rock da melhor qualidade mostra que continua antenada às mudanças. E recebe muito bem ideias e projetos que inovam no campo da música. Prova disso foi a apresentação do Trampa Sinfônica, que lotou a sala Villa Lobos e ainda assim, contou com mais de 400 pessoas do lado de fora acompanhando o espetáculo por um telão.

Maestro Silvio Barbato (in memoriam)
O renomado mestre da música erudita, sempre demonstrou sua simpatia pelo rock e pela união desses dois universos musicais. O maestro Silvio Barbato foi Diretor Musical e Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília e Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Silvio Barbato estudou composição e regência com o Maestro Cláudio Santoro. No Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão, recebeu o Diploma de Alta Composição na classe de Azio Corghi. Ainda na Itália freqüentou a classe de Franco Ferrara, colaborando com o maestro Romano Gandolfi no Teatro Alla Scala. Em Chicago, realizou seu PhD em Ópera Italiana sob a orientação de Philip Gossett.

A carreira, marcada pelo sucesso à frente de grandes orquestras, foi permeada por projetos arrojados e modernos. Em 2008, o Maestro esteve em Olinda, no Festival MIMO. Em Brasília, arranjou e regeu o concerto Trampa Sinfônica e regeu o Tributo à Pavarotti e a ópera A Flauta Mágica, de Mozart. Em Roma, estreou, no dia 1º de novembro, a montagem da ópera "Chagas", de sua autoria, na Sala Palestrina do Palazzo Pamphilj. Na Eslovênia, em dezembro, regeu a Slovenian Philarmonic Orchestra, entre outros concertos nacionais e internacionais.

Um dos músicos presentes e o que irá tocar:

Digão ("Há tempos")
O guitarrista e vocalista da banda Raimundos aasumiu a liderança da banda com a saída de Rodolfo Abrantes. Formada em 1987, a banda Raimundos foi considerada por muitos como a maior banda de rock nacional da década de 1990. Paralelamente aos Raimundos, criou, junto com Dênis Marques, o projeto musical Dr. Madeira. Hoje integra, com Dênis Porto, a dupla Dênis & Digão.

Anote aí!
O quê: concerto Brasília Rock Sinfônico
Horário: a partir das 18h
Onde: área externa do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Setor Cultural Sul)
Informações: (61) 8484-3390 e 7815-5472.

Fonte: Cerradomix

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário