18 janeiro 2010

DICA DO MÊS: Expô 50 anos da Barbie em Brasília

Colecionador expõe árvore genealógica da boneca até 3 de fevereiro, no Parkshopping

A cinquetona mais enxuta do planeta terá comemoração em grande estilo. Há 50 anos, Barbie povoa o imaginário de meninas. Afinal, que garota nunca quis ser a boneca mais amada e conhecida do mundo? Para comemorar meio século de vida desse ícone dos brinquedos, Brasília será palco da exposição 'Barbie 50 Faces'. De 14 de janeiro até 3 de fevereiro, a praça central do ParkShopping será ocupada por diferentes fases e modelos da maior referência do mundo dos brinquedos.

Com curadoria do colecionador Carlos Keffer e produção de Ricardo Schetty, o evento Barbie 50 Faces também contará com uma brinquedoteca, destinada a crianças de 3 a 12 anos, para garantir a diversão dos pequenos. Barbie 50 Faces mostrará mais de cem raras bonecas, que exibem as mais marcantes transformações de rosto, corpo e estilo, além de revelar a evolução da moda e da sociedade entre 1959, ano em que foi criada, e os dias atuais.

Com um acervo de 650 bonecas, Keffer possui o terceiro maior acervo do Brasil e o mais valioso por conter a Barbie número um, que vale hoje R$ 25 mil. Sobre a exposição Schetty diz mais um pouquinho. “Eu e Carlos queríamos extrapolar. Barbie todo mundo já viu. Selecionamos as bonecas com um time de designers pra mostrar que ela não é só um brinquedo, mas que representa toda uma época. As crianças aprendem”.

As bonecas estarão dispostas em nove módulos e em um grande bolo cor-de-rosa, com cerca de três metros de altura. No prato ao redor do bolo poderão ser vistas ricas ilustrações com imagens de personalidades que inspiraram as transformações da boneca, com detalhes de estilos de época e informações detalhadas sobre cada um dos modelos.

Dentre os destaques, raros exemplares como a primeira Barbie (original de 1959, única no Brasil e nunca antes exposta na cidade), os primeiros exemplares da Barbie negra, oriental, hispânica, era "disco", a primeira a abrir e fechar os olhos e dobrar as pernas.

Dois painéis informativos complementam a exposição: o primeiro, Vida de modelo, conta a origem de Barbie e de sua criadora, Ruth Handler. Já o segundo, Constelação Barbie, revela a árvore genealógica de boneca.

As primeiras Barbie, lançadas entre 1959 e 1972, são homenageadas em nichos que recriam seus ambientes originais. Grande parte destes modelos foram inspirados na alta-costura francesa, destacando-se Coco Chanel, Christian Dior, Hubert Givenchy e Jacques Fath. O dia a dia de Barbie, familiares e amigos é revelado em todos os detalhes. Seus ambientes são recriados de forma meticulosa, com destaque para um exemplar original da Casa dos Sonhos, a primeira casa de Barbie lançada em 1961.

O que: Exposição Barbie 50 Faces
Quando: de 14 de janeiro a 3 de fevereiro. Diariamente das 10h, às 22h
Onde: Praça Central do ParkShopping
Quanto: Entrada franca
Brinquedoteca da Barbie: Praça Central do ParkShopping. De domingo a sexta, das 14h às 20h e sábado, das 12h às 20h Regulamento de participação no local

Fonte: Jornal Alô Brasília e Finíssimo

Leia também

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário