27 dezembro 2008

Warner Music rompe com YouTube

Encerramento do contrato, tira clipes de Madonna do site


A Warner Music Group encerrou negociações com o YouTube e solicitou a retirada de vídeos estrelados por seus artistas. O fim do acordo entre a gravadora e o site significa a exclusão de clipes de Madonna, entre outros. Os vídeos começaram a ser retirados desde o último dia 20.

O motivo do encerramento das negociações entre o YouTube e a Warner foi financeiro. A Warner queria mais dinheiro para disponibilizar seus artistas no site. As duas empresas tinham um acordo desde 2006, considerado modelo para outras negociações entre o site e detentores de material. O acordo original permitia que os vídeos da Warner fossem usados legalmente no YouTube em troca da renda de propaganda. As negociações entre o YouTube e gravadoras como a Warner, Sony, BMG e EMI envolvem o pagamento de um percentual sobre os anúncios e um pequeno pagamento por acesso a cada vídeo.

Em uma declaração oficial, a Warner informou que não pode aceitar termos que não compensam apropriadamente seus artistas, compositores, selos e pessoal pelos valores que geram.

Alguns analistas consideram que a ação da Warner pode levar outras gravadoras a também exigirem mais dinheiro para disponibilizar seus vídeos. Seis de cada dez vídeos mais populares no YouTube são musicais e a empresa TubeMogul, responsável por medições na Internet, considera que artistas e gravadoras são responsáveis por pelo menos 8 bilhões de visitas ao site.

Os vídeos da Warner devem continuar disponíveis em outros sites com os quais a gravadora possui contratos de licenciamento.

Fonte: IG

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário