09 janeiro 2009

ACONTECEU: Reveja o que foi notícia sobre a década de 80

De aniversariante do mês a intrigas, fofocas e tudo mais que você 'ousar' imaginar sobre a década de 80

Ano novo, vida nova. Certo? Quuuase tudo! Algumas coisa ainda valem a pena ver ou rever. Senão pela primeira vez, pelo inusitado da questão. Voltamos ao tempo com você, "in memorian" desses anos incríveis, seeempre!!!

De fatos, notícias, fofocas, brigas, nascimentos, mortes e por aí vaí. A lista não pára! Juntamos então o que foi notícia ou refere-se, em parte, à década de 80, para levar à você, caro ouvinte e internauta, um pouco mais desta jornada no tempo.

Preparado? Aperte os cintos, então. E ...

[Nascimento]

Nasce David Bowie, o homem das mil faces

[08/01/1947] Há 62 anos

A história musical de David Bowie começou quando ele tinha 13 anos - e tocava saxofone na escola. Nascido David Robert Jones, ele adotou o sobrenome artístico em 1966 para não ser confundido com Davy Jones, dos Monkees.

Ainda no final da década de 60, Bowie lançou "Man of Words, Man of Music", que virou sucesso na parada britânica. Logo na seqüência veio "The Man Who Sold the World", que se tornou um de seus clássicos - e foi revivido décadas depois em uma versão desplugada do Nirvana.

Em 1972, o artista deu seu passo mais importante e inovador. Ele pintou o cabelo de laranja, vestiu roupas femininas e passou a encarnar a personalidade andrógina de Ziggy Stardust.

O personagem rompeu as esferas musicais antes mesmo do lançamento do disco "The Rise & Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars". Isso porque, não bastasse a postura polêmica de Ziggy, David Bowie assumiu, em uma entrevista à revista inglesa Melody Maker, ser homossexual.

Na segunda metade dos anos 70, sediado em Berlim, Bowie se aprofundou na pintura e afinou a parceria com o também músico Brian Eno. Foi uma fase de imersão na música eletrônica, em experimentações que soam comuns para os dias atuais, mas era inusitadas 30 anos atrás.

O período foi de trabalhos também como ator - em obras como "Just a Gigolo", com Marlene Dietrich e Kim Novak, seguida de "Christiane F.", já em 1982, e "Labirinto", de 1986.

Na década de 80, aliás, foi sua fase mais pop e açucarada, com discos como "Let's Dance" e "Tonight".

Nos anos posteriores, Bowie excursionou novamente pela eletrônica, seguindo como um lançador de modas e sons. E fazendo sempre jus ao título de "camaleão do rock".

[Fatos Bizarros]

Men at Work evita beber no palco
[20/12/1982] Há 26 anos

Sabendo que Dennis Lillee, um ídolo de críquete australiano, ia vê-los tocar, o Men at Work decide banir qualquer bebida alcoólica do palco, no intuito de evitar um possível vexame. O show aconteceu em Perth, na Austrália, e transcorreu às mil maravilhas.

[Shows Históricos e Festivais]

Rod Stewart faz show via satélite
[18/12/1981] Há 27 anos

Durante a turnê do álbum "Tonight I'm Yours", Rod Stewart faz um show no Forum, em Los Angeles, e é assistido por mais de 30 milhões de pessoas. A apresentação, que contou com a participação de Kim Carnes (em "Tonight's The Night") e Tina Turner (em "Hot Legs", "Stay With Me" e "Get Back"), foi transmitida via satélite para vários países.

Com informações do Rockwave.

Redação Canal 80

Leia também
@ ANIVERSARIANTES DE JANEIRO

0 comentários:

Postar um comentário