10 janeiro 2009

Crítica disseca novo CD de Morrissey

Nono álbum de Morrissey, "Years of refusal", previsto para sair no Brasil em março vaza na internet e já provoca polêmica


Morrissey quer se explicar. É o que tem dito em entrevistas ao afirmar a intenção de produzir uma autobiografia. Cansou-se das “porcarias” que escrevem sobre ele. Ao longo de mais de 30 anos de carreira, o cantor inglês ganhou a tarja de polêmico. Falou sobre política, direitos dos animais, recentemente recebeu a acusação de racista. Só não deixou claras as questões relativas à sexualidade. Manteve a ambiguidade, mesmo quando se abriu um pouco mais para o assunto. Sobre o novo disco, "Years of refusal", que vazou na internet no último dia 4, foi categórico: “Jornalistas e críticos não vão gostar dele, mas as pessoas reais vão”.

No dia 22 de maio, o mito do rock inglês — primeiro à frente do The Smiths, depois em carreira solo — bate a casa dos 50. O meio século de idade vem com atestado de grande forma. Morrissey conquistou a posição 92 numa lista da revista Rolling Stone para os maiores cantores de todos os tempos. Antes do aniversário, ele lança "Years of refusal", nono álbum da trajetória solo.

O disco sai em fevereiro nos Estados Unidos, Canadá e Europa e só desembarca por aqui no final de março. Estampa um cantor de casa nova. Morrissey assinou com a Decca Records, subsidiada pela Universal Music, responsável pela distribuição no Brasil. O lançamento estava previsto inicialmente para setembro do ano passado. Por causa da mudança de gravadora, a data foi adiada.

Os dois trabalhos anteriores, "You are the quarry" (2004) e "Ringleader of the tormentors" (2006), os primeiros de estúdio depois de um hiato de sete anos, foram abrigados pela independente Sanctuary Records. Em 2007, a Sanctuary foi comprada pela Universal. Ao que parece, a estratégia é acabar com a gravadora, que já foi a maior independente britânica. Morrissey, de certa maneira, apenas “migrou” para outra subsidiária da Universal, a Decca.

Outro motivo do adiamento foi a morte de Jerry Finn. O produtor (que trabalhou com Bad Religion, Green day, Offspring) assinou o badalado "You are the quarry", responsável pelo retorno de Morrissey aos estúdios e aos braços da crítica. No entanto, foi preterido por Tony Visconti em "Ringleader of the tormentors". Morrissey o convocou novamente para "Years of refusal", gravado no final de 2007. No ano passado, porém, Finn sofreu uma hemorragia cerebral e entrou em estado vegetativo. Em agosto de 2008, a família desligou os aparelhos.

Ele diz não
Aos que têm esperança de ver o retorno dos Smiths, Morrissey faz questão de apagar as chamas insistentes. Ele contou que recebeu oferta de US$ 75 milhões pelo retorno da parceria com Johnny Marr. E disse um sonoro não.

Enquanto Morrissey vai bem na carreira solo — com aval da crítica e dos fãs, que lotam os shows —, o ex-guitarrista dos Smiths atualmente procura se incorporar à nova geração. Tocou com bandas como Modest Mouse e The Cribs e volta e meia topa um convite para parcerias e shows.

Já Morrissey mantém-se fiel ao retrato que construiu. Distribui significados dúbios e cercados de mistérios. Na capa do novo trabalho, por exemplo, o controverso cantor segura um bebê nos braços. A foto gerou, como de costume, inúmeros debates. O cantor inglês, irônico e provocativo, chegou a dizer que a criança seria sua. Os fãs, claro, foram à loucura. O segredo não permaneceu guardado por muito tempo. O bebê, na verdade, é filho de um assistente do produtor de turnês, que conheceu a esposa em um show do cantor.

O disco reúne 12 faixas. Traz duas canções presentes na coletânea Morrissey greatest hits, que saiu no ano passado: "All you need is me" e "That’s how people grow up". O guitarrista Jeff Beck participa na faixa "Black cloud". Apontado por ele como um álbum “muito forte”, Morrissey espanou a análise de conexão entre "Years of refusal" e "Ringleader of the tormentors". “Vejo os dois como completamente separados. Cada um tem sua própria voz”, observou.

Uma das relações prováveis seria a seguinte: "Ringleader" termina com a faixa "At last I am born" (algo como “finalmente eu nasço”) e "Years of refusal" apresenta justamente um bebê na capa. Coincidência? Elabore a sua teoria.

Years of Refusal
Nono disco do cantor inglês Morrissey. 12 faixas. Produzido por Jerry Finn. Lançamento: Decca/ Polydor. Inédito.

Fonte: Correio Braziliense

Leia também

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário