09 janeiro 2009

U2 lança DVD de show histórico da turnê americana de 1983

Apresentação aconteceu no Red Rocks, em Denver; "Under a Blood Red Sky" deve chegar às lojas em fevereiro


Enquanto não chega o novo álbum, "No Line on the Horizon", previsto para o dia 3 de março, os fãs do U2 podem se refestelar com os relançamentos dos primeiros anos da banda nos anos 1980. No fim de 2008, a Universal colocou no mercado brasileiro as edições de luxo (com dois CDs cada) dos álbuns "Boy" (1980), "October" (1981) e "War" (1983). Agora, sai pela primeira vez em DVD "Under a Blood Red Sky", o histórico show que a banda fez no anfiteatro de Red Rocks, em Denver, Colorado, durante a turnê americana de War, no dia 5 de junho de 1983. Tanto o DVD como os CDs têm material inédito e encartes com muitas fotos para os colecionadores babarem. Outros títulos virão no mesmo formato.

O roteiro do show reúne as canções mais representativas dos três álbuns da banda, abrindo com "Out of Control", seu primeiro single, lançado em setembro de 1979. O material de maior impacto - "Sunday Bloody Sunday", "New Year´s Day", "Two Hearts Beat as One", "Seconds", "Surrender", "40" - vem de "War", seu melhor álbum até então. Mas outras anteriores ("Gloria", "Party Girl", "I Will Follow", "11 O'Clock Tick Tock") também se tornaram mais arrebatadoras ao vivo.

Com áudio 5.1 e nova mixagem de som, o DVD traz ainda cinco canções que não haviam saído na versão VHS. Há ainda a opção de (re)ver o concerto com comentários do diretor Gavin Taylor. No entanto, mesmo que não houvesse esses novos atrativos, o conteúdo bastaria por si. O filme flagra o U2 em toda sua intensidade dos primeiros anos. Sem cenários nem grandes efeitos visuais (como viriam a utilizar nas megaturnês a partir dos anos 90), a força estava toda concentrada na música, na contundência das letras engajadas, na sonoridade despojada e potente.

O incrível cenário natural entre as rochas vermelhas (Red Rocks) já é um diferencial, mas a história por trás do evento, além do resultado, contribuiu para tornar o concerto histórico. Os irlandeses do U2 ainda não eram muito conhecidos nos Estados Unidos, mas atraíram 5 mil fãs, que lotaram o auditório e sabiam quase todas as músicas da banda. O local era de difícil acesso, como comenta o diretor. A banda e a equipe chegaram lá sobre rodas, mas 90% do público foi a pé, enfrentando chuva, neblina e lama.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Leia mais sobre o U2

0 comentários:

Postar um comentário