17 maio 2009

Seleção YouTube: Coca x Pepsi e o fenômeno Michael Jackson

Passinhos "Moonwalk" para atrair público jovem

E, rendendo homenagens à este eterno rei do pop (sim, sabemos que deixamos de lado, taaaantos outros, mas ...) veio à nossa mente algo bem retrô, ou melhor, coca-cola. Se bem que erramos na marca, já que o vídeo abaixo refere-se à rival norte-americana, Pepsi.

Nos anos 80, a Pepsi estava em alta após as campanhas de Generation Next e Pepsi Challenge. Com certeza, você já viu ao menos uma delas. Lá nos EUA, a estratégia de marketing das duas sempre foi algo digno de "guerrilha". Em busca do público jovem, os comerciais de TV eram cada vez mais diretos (leia-se: agressivos à concorrência).

Com esse intuito que a Pepsi, pegando carona no fenômeno "Moonwalk" contratou o astro para atacar pesado. Veja abaixo o vídeo da campanha para conquistar o público jovem.

Comercial anos 80:


Após isso, novas sondagens foram feitas com o público para testar os produtos e a Coca-Cola acabou perdendo, tendo que se reiventar e alterar sua fórmula secreta, que culminou no lançamento da New Coke. Tudo isso em função da Pepsi ser um pouco mais doce.

Mas, o que não passava de uma boa ideia, acabou se transformando em um desastre. E o público exigiu a volta da fórmula original, relançada como Coca-Cola Classic. Pelo sim, pelo não. Bacana mesmo rever Michael, ainda black, em plena ativa.

Com informações do blog Marketing, not Advertising.

Redação Canal 80

0 comentários:

Postar um comentário