23 junho 2009

Em produção, 3x Renato

Cantor é personagem de três longas, entre eles o doc "Rock Brasília", filmado nos anos 80

Renato Russo será personagem de três filmes que estão em fase de produção. Dois deles são de ficção: "Faroeste Caboclo", de René Sampaio, e "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos da Fontoura. O terceiro é o documentário de Vladimir Carvalho "Rock Brasília", que terá Renato como uma de suas figuras mais importantes. "Somos Tão Jovens" vai retratar a fase inicial do roqueiro na capital, mesmo período descrito no livro do jornalista Carlos Marcelo: "Renato Russo, o filho da revolução".

"É realmente um período fantástico, em que uma turma de rapazes brasilienses adotou a rebeldia punk para confrontar a caretice da cidade nos anos finais da ditadura", disse Fontoura. Foi nessa época, na banda Aborto Elétrico e depois em atuação-solo no show O Trovador Solitário que Renato criou alguns dos seus maiores êxitos: "Que país é este?", "Geração Coca-Cola", "Música Urbana", "Tédio" e "Eduardo e Mônica". Tudo isso antes de criar a banda Legião Urbana e deixar Brasília para se tornar ídolo da juventude brasileira da época.

René Sampaio, cineasta brasiliense, escolheu um caminho original para falar do roqueiro. "Faroeste Caboclo" contará a história de João de Santo Cristo, personagem da música homônima criada por Renato Russo no início de sua carreira. Quem assina o roteiro é ninguém menos que Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, livro que se transformou no grande sucesso filmado por Fernando Meirelles.

Já Vladimir Carvalho prepara o documentário "Rock Brasília", título autoexplicativo para um filme que quer enfocar a trajetória de bandas surgidas na Capital Federal como Paralamas do Sucesso, Plebe Rude e Capital Inicial. Vladimir está processando um material gravado por ele nos anos 1980, no qual constata que a maior parte dos roqueiros era filha de diplomatas ou políticos de Brasília. Um dos grandes trunfos do projeto é uma entrevista inédita realizada com Renato Russo.

Fonte: Agência Estado

Leia também

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário