29 julho 2009

Mussum Day: Para sempre um 'trapalhão'

Há 15 anos perdíamos esse grande sambista e comediante brasileiríssimo

“Lá do Morro, quando eu olho pra baixo/ Acho a cidade uma beleza...”. E como os nossos domingos eram mais felizes, sacanas, malandro na sagacidade popular do insuperável Mussum, ou Antônio Carlos Bernardes Gomes, sambistas do bom, integrante dos Originais do Samba (a música citada acima "Lá no Morro" é do Fundo de Quintal).

A carreira de sambista teve início ainda na década de 60, quando se juntou com mais seis amigos para fundar o conjunto Os Sete Modernos, embrião do que viria a se tornar o aclamado Os Originais do Samba. O grupo continua na ativa até hoje, com os músicos Scoob, Rogério Santos, Kiko, Juninho, Bigode e Rogerio Lujan, mas já excursionou fora do Brasil, acompanhado nomes como Elis Regina, Baden Powell e Jorge Benjor, além de ter mais de 20 álbuns lançados.

Mussum trocou o samba pelas piadas na década de 70, quando foi convidado por Renato Aragão, o eterno Didi Mocó, a integrar o trio de humoristas Os Adoráveis Trapalhões ao lado de Manfried Sant´anna, o Dedé. Alguns anos mais tarde, o grupo se tornou um quarteto, com a entrada de Zacarias e, em 1977, fixou-se como Os Trapalhões na TV Globo.

Sujeito melhor não houve naquele quarteto. O mais querido Trapalhão, o mais Macunaíma dos nossos humoristas, partiu há 15 anos, em 29 de julho de 1994, realmente um dia que não teve graça nenhuma. Mas Mumu virou instituiçãozis, assim mesmo, nos “sufixis”.

Hoje é dia de armar uma pindureta no boteco “do Jabá” (tal qual Mané Garrincha que não distinguia adversários e a todos chamava de João, para Mussa dono de bar era “O do Jabá”), mandar descer umas “ampolas de suco de cevadis”, matar o “bicho no mé” e se “pirulitá” para enfrentar a bronca da “dona patroa”. Ui ui uiiiii!

A fama conquistada pelos Trapalhões é tanta que até hoje, das 20 maiores bilheterias do cinema nacional, 12 pertencem a eles. Ao todo, os quatro produziam 23 longas entre 1970 e 1990, contando com participações de nomes como Xuxa, Sérgio Mallandro, Cristiana Oliveira, Gugu Liberato, Selton Mello, Angélica, Supla e muitos outros.

Abaixo alguns clássicos deste cara:





Fonte: Band e RBS

Leia também
@ Filho de Mussum diz que pirata virtual espalhou boatos sobre paternidade; veja vídeo

2 comentários:

mussum day! bombou lá twitter!

.. eterno mussa. nostalgia só...


Vida longa ao Blog! Sucesso!

Uai, parece que vc mudou até o nome do blog. rs Sooou assim. Vi seu post e devidamente rebatido tb, francamente. rs

Bom, só graaandes lembranças desse carioca, né? Saudades mesmo do quarteto. Até porque só fui ver filme nacional a partir deles mesmo. hehe

Lembro tb de um show que fui aqui em Bsb. Eu devia ter bem uns 8 anos e ganhei ingresso na rádio, é claro.

E, vida looonga a todos, seeeempre! ho ho ho

Abração ...

Postar um comentário