31 dezembro 2009

"Thriller" será preservado pelo arquivo nacional dos EUA

Clipe é o 1° vídeo de música a ser incluído no acervo

Quem não se lembra do clipe de "Thriller", com aquela risada fantasmagórica e a dança de zumbis que inspirou tantas e tantas coreografias? Pois a superprodução de Michael Jackson que revolucionou os videoclipes será preservada entre os tesouros audiovisuais da nação norte-americana a partir de agora. O vídeo dirigido por John Landis em 1983 está entre os 25 filmes que na quarta, 30, foram incluídos no sistema de preservação do Film Registry of the Library of Congress, o maior arquivo de filmes, TV e som do mundo. ''Thriller'' é o primeiro vídeo de música incluído nos registros.

O arquivo trabalha junto a estúdios cinematográficos para assegurar que as cópias originais sejam preservadas em segurança. Por via das dúvidas, também adquire uma cópia para preservação, que fica armazenada em um centro de conservação na Virginia.

A preservação dos filmes começou em 1989 e até agora são 525 títulos catalogados. A escolha é baseada naqueles que tiveram importância para a formação da identidade cultural americana.

Apesar das disputas legais em andamento pelos direitos de "Thriller", o arquivo mantém uma cópia de 1984 e está correndo atrás de uma segunda para preservação.

Fonte: O Globo

Leia também

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário