23 janeiro 2010

Canal 80 deste domingo, dia 24, homenageia o 1° Rock in Rio

Em janeiro de 1985, o Rio sediava um dos maiores festivais do planeta


Já postamos por aqui que o 1° Rock in Rio completa este mês 25 aninhos. Para celebrar a data, o Canal 80 deste domingo abre oficialmente o ano com uma edição mais do que especial. É. Tocaremos o melhor da maratona ocorrida em janeiro de 1985, na Barra da Tijuca, Cidade Maravilhosa. Anote então aí para não esquecer: Canal 80(domingão, de 10 ao meio-dia, na Executiva FM -101,7). Se estiver online, vale sintonizar o áudio pela web.

Considerado à época o maior palco do mundo, o festival que promete voltar ao Brasil em 2012 e 2014, desembarcou na Europa a partir de 2004. Quando Lisboa e Madri tiveram suas primeiras edições. Segundo o criador e empresário Ricardo Medina, a dose será repetida este ano, quando os países recebem respectivamente a quarta e segunda edição. Por lá, há a promessa de que os shows ocorram de 2 em 2 anos. De volta ao Brasil, cogita-se uma edição em São Paulo para 2014. Até lá a "Cidade do Rock" - construída para o Rock in Rio III - permanece montada para abrigar nossa quarta edição.

Queen, Rod Stewart, Yes, Scorpions, Iron Maiden, B-52's. Tudo assim, ao mesmo tempo. O rock nacional dos Anos 80 também fez uma verdadeira apoteose. Paralamas, Barão, Lulu Santos, Kid Abelha, Blitz e Rita Lee trouxeram todo o frescor e genialidade musical. Com isso, o Brasil despontava finalmente na rota dos grandes eventos internacionais. Por todos os cantos, fãs de diferentes idades agradeciam e muito por esta oportunidade. Imagine só: ver os ídolos ali de perto, ao vivo. Para um público de 200 mil pessoas, o Rock in Rio 1 representou sim um gigantesco concerto a céu aberto.

Curiosidades
Para contar um pouco mais dessa história, o Canal 80 deste domingo pega carona no tempo para relembrar alguns monstros sagrados do rock que aportaram na versão Made in Brasil de Woodstock. Eis, algumas curiosidades da hora:

- Reza lenda que o guitarrista John Sikes (Whitesnake) teria dispensado Sônia Braga. Será?
- Iron com seu LP "Powerslave", em turnê pelos EUA, fizeram somente uma apresentação
- Kid Abelha quase vaiado?
- Com um estrondoso sucesso nos palcos, os alemães dos Scorpions entoaram "Still Loving You". E, de quebra, ainda gravaram, em solo carioca o clipe de "Big City Nights"
- Paralamas em seus primeiros passos e cantando Ultraje?
- Problemas no som geraram um protesto em alto e bom de Lulu Santos que teve que ser retirado do palco
- A Blitz fazia o último show de sua carreira
- Roberto Medina para a política? Bem, convites não faltaram
- Rock in Rio Café no melhor estilo Hard Rock Café? Foram dois: um no Rio, outro em Salvador
- Cazuza apresenta composição inédita, em parceria com Lobão
- Queen e a lendária "Love of My Life" arrepiam!
- "Love Ain't no Stranger", de David Coverdale no auge dos comerciais Hollywood
- James Taylor, que estava para se aposentar e veio só para cumprir contrato, declarou anos mais tarde que "era uma honra" participar novamente do Festival
- Def Leppard não pode vir porque o baterista se acidentou, tendo um dos braços amputados. É babado que não acaba mais, heim!

Para saudar a próxima década, então, os próximos 25 anos, postamos abaixo quatro personagens carimbados que fizeram história neste verão carioca de 1985.





Com informações do Wikipédia e do site Whiplash!.

Redação Canal 80

Leia também

2 comentários:

SO UM DETALHE - O POLICE NAO VEIO EM 85, NO ROCK IN RIO !!!

Tiramos o The Police da lista, conforme citação do colega. Na verdade, eles vieram ao Rio 1 ano antes de acabarem, em 1983.

É isso aí. Contribuição atendida! Obrigada ...

Postar um comentário