15 maio 2010

Brasileiro faz festival de animações com bonecos Falcon nos EUA

Colecionadores se reúnem, duas vezes por ano, para fazer uma cidade em miniatura



É como se o sonho de garoto virasse realidade: milhares de bonecos de plástico do Comandos em Ação e Falcon ganham vida própria e vão parar nas telas do cinema. Ou, melhor, num festival só para eles. O criador do evento é o designer Gio Toninelo, brasileiro que mora nos EUA há mais de dez anos.

O GI Joe Stop-Motion Film Festival -GI Joe é como os americanos chamam as duas linhas de brinquedos da Hasbro - começou em 2007, em Denver. Desde então viaja por várias cidades do país: neste mês, integrou a programação do festival Tribeca, em NY. Em outubro, segue para Austin.

Por ano, recebo uns 200 filmes, de todo lugar do mundo. Mas fazemos uma seleção, tem muita porcaria", diz Toninelo por telefone. As animações são curtas, feitas na técnica stop-motion. "Só temos uma regra: tem que ter um GI Joe como protagonista. Então às vezes temos Barbie, super-herói etc."

Toninelo disse que até hoje só recebeu um curta brasileiro, que está no YouTube. O evento também tem um canal no site.Toninelo nasceu em Lages (SC) e tem hoje um escritório de design em Denver. Também trabalha como barista e cuida da programação artística de um bar-café da cidade. Colecionador de GI Joes, ele tem cerca de 400 bonecos, dois dos quais estrelam seu primeiro curta, "Pastrami on Rye", feito com US$ 50 e ajuda dos amigos.

Para os cenários, usou edifícios de isopor de um projeto do clube dos colecionadores de Denver, que duas vezes ao ano monta uma cidade em miniatura para os GI Joes. Ele se prepara para rodar nas próximas semanas seu segundo curta, sobre Barbies mutantes comandadas por um Falcon zumbi.

Fonte: Folha Online

Leia também

0 comentários:

Postar um comentário