05 junho 2010

ESTREIA: "Prince of Persia" salta para as telas do cinema

Game clássico de 89 se inspira em um dos títulos, que pode render mais duas sequências

Muito antes que Jake Gyllenhaal dominasse o parkour e a esgrima para dar vida ao príncipe Dastan no novo filme "Prince of Persia: The Sands of Time", os jogadores de videogames controlavam o carismático herói.

Em 1987, Jordan Mechner lançou sua aventura "Prince of Persia" para os usuários do computador Apple 2, promovendo um avanço na animação para computadores por meio de uma nova tecnologia conhecida como "rotoscoping", por meio da qual ele gravava imagens de seu irmão, vestido de branco, saltando e brandindo uma espada, e reproduzia os movimentos no jogo.

"Na época, eu estava assistindo a filmes como 'Indiana Jones' e 'Ladrão de Bagdá', dos anos 40, e queria introduzir no jogo o espírito daquelas aventuras", disse Mechner.

Ao longo dos anos, "Prince of Persia" se tornou um sucesso em múltiplas plataformas de jogos, deu origem a continuações e, nesta sexta-feira, o filme produzido por Jerry Bruckheimer e estrelado por Gyllenhaal chega aos cinemas nos Estados Unidos.

Mas foi apenas em 2003 que a tecnologia permitiu que Mechner levasse à vida real sua visão plena para "Prince of Persia", com personagens mais realistas e ambientes 3D.

Mechner colaborou com a produtora de videogames Ubisoft no primeiro "Prince of Persia: The Sands of Time", que introduziu uma nova história e levou adiante as acrobáticas aventuras do personagem nos computadores PC, Xbox, PlayStation 2 e GameCube.

"Tanto no jogo quanto no filme, o príncipe é iludido por um vilão que deseja controlar a Adaga do Tempo", disse Mechner. "Para consertar as coisas, é preciso que ele se alie à princesa do reino que inadvertidamente ajudou a conquistar."

Os jogos da série Sands of Time somam quatro, no total. A Ubisoft vendeu, desde 2003, 14 milhões de cópias desses títulos, que estão disponíveis para PC, Xbox 360, PlayStation 3, Wii, PSP e Nintendo DS.

O mais novo título, "Prince of Persia: The Forgotten Sands", foi lançado sete anos após o primeiro jogo, no qual a Disney baseou seu filme, e o segundo, "Prince of Persia: Warrior Within".

Em "The Forgotten Sands", o príncipe Dastan visita o palácio de seu irmão Malik em um reino distante e se envolve primeiro em uma guerra civil e depois em uma batalha contra um maligno exército de areia que ameaça o reino.

Fonte: Reuters

Categories: ,

1 comentários:

Recomendamos: o filme é ação do início ao fim! Sessões lotadas com direito a muito marmanjo. Jake encena muito bem a personagem (que apesar de não ser loiro, como no jogo ...)

Fãs de "007" e "Indiana..." irão gostar. Já que no longa, o herói é praticamente intocável. E mesmo citados, os deuses não aparecem como em "Fúria de Titãs".

No final, a historieta das areias fica um tanto quanto cansativa / repetitiva. Sessão pipoca e nada mais!

Postar um comentário