18 janeiro 2011

Música do Dire Straits é banida das rádios canadenses

Decisão judicial saiu nessa semana após pedido de grupo LGBT pelo uso de termo pejorativo na letra

Relembre o clipe

O Canadian Broadcast Standards Council, órgão que regula as rádios no Canadá, declarou que a música "Money For Nothing", um dos maiores sucessos do grupo Dire Straits, é "inaceitável" para veiculação, informa o site Undercover.

No ano passado, um ouvinte prestou queixa na CSBC pela aparição da palavra "faggot (bicha)" na letra da música. No último dia 12, o órgão expediu uma norma dizendo que veicular "Money For Nothing" é uma violação das cláusulas sobre Direitos Humanos do código de ética da Associação Canadense de Emissoras de Rádio e TV, por "se referir à orientação sexual de forma degradante".

"Money For Nothing" já foi acusada de ter uma letra sexista, pelo trecho que cita "chicks for free (garotas de graça)" e racista, pela frase "banging on the bongos like a chimpanzee (batendo nos bongôs como um chimpanzé)", mas nunca havia sido banida.

Sobre o clássico
Lançada em 1985, no álbum "Brothers in Arms", a faixa ganhou o Grammy de "melhor performance de rock" e chegou a ser interpretada por Elton John, símbolo da causa gay no mundo.

Fonte: Terra e Radio Cidade Web Rock

Leia também
@ Veja "Walk of Life", "Money for Nothing" e mais cinco clipes do Dire Straits
@ Flautista do Men at Work pode perder casa por plágio

0 comentários:

Postar um comentário