23 junho 2013

"Faroeste Caboclo" ganha paródia de videogame dos anos 80

Música foi composta em um dia em resposta a comentário de usuário

Os 168 versos de “Faroeste Caboclo” contam a trágica história de João de Santo Cristo, Maria Lúcia e Jeremias. A terceira música mais longa de Renato Russo - tem pouco mais de 9 minutos de duração e perde para “Metal contra as nuvens” e “Clarisse”- foi transformada em filme homônimo. A vida do compositor antes de formar o Legião Urbana é contada no longa “Somos tão jovens”, e também é homenageado no filme independente para a a internet, “Eu te amo, Renato”.

Nesta frutífera época de produções artísticas sobre a banda e seu líder, os irmãos Castro - não os de Cuba - resolveram lançar sua ode à Legião Urbana e ao videogame dos anos 80 “Dragon Quest”. Junto com a banda Bit.Players, fizeram a paródia “Dragon Quest Caboclo”, em que um herói ajuda um feiticeiro a achar sua filha Olívia e destruir o vilão Malaquias. A música, última da série “Um joystick, um violão”, foi a criativa resposta a um troll do canal Marcos Castro.

Em março do ano passado, o compositor da paródia gamer passou um dia compenetrado em frente ao computador até que a letra saísse.

- Toda a história foi feita em um dia atípico. De uma lado ouvia Renato, do outro cantarolava. Já entendo o processo de criação de rimas, e levei um dia inteiro para fazê-la. Na revisão, mudamos um seis ou sete versos - explica Marcos.

Parte da estética do jogo ficou a cargo de Caio Yo, de 26 anos. Dividindo o tempo com outros trabalhos, o ilustrador e uma equipe levaram seis meses para desenvolver as ilustrações e a animação.

- Fizemos o desenho para relembrar os games em 8 e 16-bit, mas usamos recursos modernos de animação. Parte delas foram feitas frame a frame, mas muitos dos efeitos foram trabalhados direto na edição - resume Yo.


A ausência do nome do herói é para que o usuário sinta que o vídeo é baseado nas narrativas de RPG, em que o jogador se projeta em seu personagem. O do vilão, Malaquias, é uma referência ao profético livro da Bíblia. A história, contada em pouco mais de 9 minutos - assim como a canção original -, está bombando no YouTube. Há quatro dias no ar, o vídeo já foi visto mais de 376 mil vezes, e sofrerá adaptações para ser inscrito como um curta em festivais.

A saga em que herói e demônio se cruzam é mais uma demonstração do amor dos irmãos por música e games. Ambos gostam de Legião Urbana, e já tinham feito outra paródia da banda, “Geração Pokébola”. O projeto “Um joystick, um violão”, que une MPB e jogos, juntou Matheus e Marcos, de 29 e 27 anos. As idades próximas aumentam o companheirismo dos irmãos cariocas, mas, na infância, eles sequer dividiam o controle do jogo.

Já adultos, ingressaram na comédia em épocas distintas. O mais novo começou a carreira quando fazia seu mestrado em Matemática, e o mais velho embarcou quando já estava formado em Letras (Inglês/Português). Os vídeos começaram a ser feitos em 2011, quando os canais de humor ainda engatinhavam no YouTube.

Fonte: O Globo 

2 comentários:

Estou doida para assistir Faroeste Caboclo, ainda não consegui achar tempo!! rsrsrs
Adorei Somos Tão Jovens, lembrou muito meu querido anos 80!
Bjs, guria!

O Somos Tão Jovens lembrou muito o programa Por Toda Minha Vida, da Globo. Já Faroeste é profissa, mais maduro. Que luta! A gente sente na pele mesmo. Valeu o comentário, Silvinha! :)

Postar um comentário