30 dezembro 2008

Discoteca: Relembre os discos mais importantes da história do rock nacional

Porque alguns álbuns simplesmente merecem entrar para a história


Na terceira edição do Discoteca MTV, trazemos em destaque o álbum de 86 da brasiliense Plebe Rude.

Conhecem? Já ouviram? Pelo sim, pelo não, vale uma (re)visitada 'in memorian' da balzaca oitentista que tanto amamados.

Pra vocês, o bê-à-bá de ....

O Concreto Já Rachou
Banda: Plebe Rude
Disco: O Concreto Já Rachou
Ano: 1986
Formação:
Philippe Seabra - vocal e guitarra
Jander Ribeiro - guitarra e vocal
André X - baixo
Gutje Woortmann - bateria

Faixas:
1 - Até Quando Esperar
2 - Proteção
3 - Johnny Vai á Guerra
4 - Minha Renda
5 - Sexo e Karatê
6 - Seu Jogo
7 - Brasília

Diz aí:
Philippe Seabra (guitarrista e vocalista)
"Foi um feito enorme. Acho que uma banda de Brasília conseguir fazer um disco sem nenhum gancho comercial, sem nenhuma música engraçadinha, sem apelo fácil, sem música que falava de amor e conseguir ter o impacto que teve... Foi imprevisível. Aquilo pegou todo mundo de surpresa e foi muito bacana. Eu acho que a ruptura do "Concreto Já Rachou" dentro do rock nacional é a sonoridade, essa coisa mais aberta, mais solta. Você junta isso com a nossa raiva em Brasília, a raiva contra a cidade, contra o governo, talvez contra o nosso isolamento do resto do País".

Herbert Viana (produtor)
"Era uma banda com uma veia punk super levantada. Então eu acho que o que a gente conseguiu fazer, no final das contas, foi traduzir da melhor maneira, em vinil na época, a química sonora que a banda tinha, o resultado estético e sonoro".

"Eu saia de cada show deles com idéias para como melhorar a minha própria performance ao vivo. Na verdade, eu gosto muito do trabalho todo. Gosto muito da atitude da banda, da atitude desarmada de rasgar as estruturas e trazer à tona um discurso completamente viril e roqueiro".

Clemente (atual vocalista da Plebe Rude e Inocentes)
"A primeira vez que eu vi a plebe o que me surpreendeu foi a performance de palco. Na verdade, começou ali uma pequena competição saudável. Mas assim: "esses caras são bons, mas eu posso fazer melhor que esses caras". Na verdade era bem isso. Dava aquela "invejinha". "Meu, esses caras são muito bons. Ah não. No próximo show eu vou fazer melhor que esses caras". Mas era uma coisa saudável. Era até uma brincadeira".

"A gente tinha amizade com o pessoal do Capital, com o pessoal da Legião. Mas a única banda que a gente se identificava mesmo com o som e com a postura era a Plebe. Eu gostava da Legião, achava uma banda legal. Gostava do Capital. Não eram bandas que comprometessem, vamos dizer assim. Mas a identificação mesmo, você sair dançando, curtir no show, cantar junto, era com a Plebe. Eu acho que o "Concreto Já Rachou" é meio que um marco daquela época. É um divisor de águas".

Com informações da MTV.

Redação Canal 80

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário