18 julho 2009

Você se lembra do Walkman? Neste mês ele faz 30 anos!

Player foi um verdadeiro ícone nos Anos 80, com direito a lendas e disputas durante três décadas


O primeiro reprodutor de música portátil do mundo, o Walkman da Sony, chegou aos 30 anos neste mês como um aparelho obsoleto, mas consolidado como um ícone dos anos 80 e como precursor de toda uma geração de tocadores de música.

Quando surgiu no mercado, em 1º de julho de 1979, o Walkman foi uma revolução, pois permitia ouvir música "em qualquer lugar e a qualquer hora", como anunciava o slogan da Sony.

Três décadas após o lançamento do primeiro modelo do Walkman, o TPS-L2 azul e prata, a empresa japonesa calcula que tenha vendido quase 385 milhões de unidades do aparelho, que foi imitado em todo o mundo e passou de marca a nome genérico do produto.

No entanto, pouco restou deste pequeno player de música, que precisava de uma fita cassete e pilhas descartáveis para funcionar, e hoje evoluiu para modelos muito menores, mais leves e coloridos com bateria de lítio.


O primeiro iPod, que chegou ao mercado em 2001, já utilizava um sistema de armazenamento de áudio em mp3, em comparação com a fita cassete que, no caso do walkman, foi substituída pelo CD e minidiscos (MD) até chegar aos arquivos mp3 e mp4.

Segundo a EFE, o dispositivo da Apple já vendeu 210 milhões de unidades em todo o mundo em apenas nove anos, o que leva a crer que irá superar seu antecessor e, no futuro, poderá ser considerado o ícone da música portátil na primeira década do século XXI.

Como geralmente acontece com os ícones, a origem da ideia de tornar a música portátil está cercada de lendas e disputas - a Sony chegou a disputar legalmente com um inventor teuto-brasileiro a autoria do Walkman.

Segundo a versão oficial da Sony, a ideia partiu de dois dos fundadores da empresa, Masur Ibuka e Akio Morita, que pensaram na possibilidade de levar a música consigo de modo confortável e sem perturbar outras pessoas. "Em uma viagem para os Estados Unidos, Morita ficou impressionado com todos os jovens americanos que saíam às ruas com seus Rádios enormes", disse um porta-voz da Sony.

Mas o porta-voz reconheceu que existem muitas outras teorias sobre a origem da ideia, como o desejo de seus criadores de ouvir música durante suas longas viagens internacionais ou para poder usufruir de seus esportes favoritos - golfe e corrida - ao ritmo de suas músicas preferidas.

A solução inicial dos engenheiros da Sony, que inicialmente se mostraram um pouco céticos em relação à viabilidade do player portátil, foi, então, o "pequeno" TPS-L2 e fones de ouvido "leves", dois dispositivos que hoje poderiam muito bem passar por gigantes ao lado de qualquer mp3 player.

Em oposição aos dois patriarcas da Sony, o inventor de origem alemã - e que viveu por vários anos no Brasil - Andreas Pavel tinha patenteado na Itália em 1977 e, mais tarde, nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Japão, o chamado "cinto estéreo", um sistema portátil para reproduzir cassetes.

Em 1980, Pavel e Sony iniciaram a discussão sobre a paternidade do conceito de player portátil até que, em 1986, a Sony foi obrigada a pagar royalties ao inventor sobre alguns dos modelos de walkman vendidos na Alemanha, mas continuou sem reconhecê-lo como pai da invenção.

O reconhecimento de Pavel e uma quantia de dinheiro desconhecida, que se especula que tenha sido exorbitante, finalmente chegou em 2003, quando a Sony garantiu por meio de um acordo que determinava que o inventor não poderia mais mover nenhuma ação judicial contra eles.

Fonte: Terra

4 comentários:

..noossa!

.foi meu consumo nos anos 90.. hehe

..nostalgia...


hj um walkman no busão a caminho do trabalho fica obsoleto né? mais ainda sim já vi desenterrarem!

..beijokas e bom fds!

Olha que eu ainda tinha um aqui. hehe Demorei a largar de mão também. Tinha um amarelo, noooooosa, adorava!!!rs

Acho que até hoje não me dei muito bem com ipod, etc. Até pra caminhar, eu usava um bem simplezinho de braço. Só para FM mesmo. E eu era viciada mesmo em k-7's. Colecionava, adorava viajar com meus pais ouvindo meu somzinho, que às vezes, repartia com eles no carro.

Não gostaria de cel para ouvir tb. Todos estes aparatos moderninhos de hj são um pouco caros e chamam por demais a atenção!!!

Valeu, Anderson. E ... olha o rapah, aí!rs

karamba, eu lembrei do meu inseparavel CCE imitação do Sony amarelo, kkk. Mas meu sonho de consumo eram mesmo os Sony com display digital.
Boas lembraças, rs.

Sim, estamos velhos. rs Tb já tive um CCE, era uma marca que eu adorava!!!

Lembro tb como era booooom ficar virando a fita k-7. hauahau Vc sabia qdo parava e ... Hj parece tudo tão veloz e moderninho que t enjoa, digamos.

Volte sempre, rapaz!

Postar um comentário