03 julho 2011

Rock Brasília.doc no Festival de Cinema de Paulínia

Longa inédito será apresentado ao público dia 9 de julho

Teaser 1 - Fala, Renato!
Teaser 2 - Carmen Manfredini

Amor à primeira vista. Assim construiu-se a relação entre o paraibano do município de Itabaiana Vladimir Carvalho e a capital federal. Há 40 anos na cidade, ele literalmente ajudou a construir a memória histórica da jovem metrópole com seus documentários. Em seu novo projeto (já finalizado), "Rock Brasília – Era de Ouro", produzido em parceria com a Ligocki-Z Entretenimento e dirigido por ele mesmo, o cineasta faz um recorte das primeiras manifestações musicais genuinamente brasilienses e relata a história da turma que trouxe o rock’ n roll para o centro político do país – Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Paralamas do Sucesso.

Segundo o documentarista, o filme está pronto e mudou o nome "Ninguém Segura Essa Utopia" para "Era de Ouro". A intenção agora, de acordo com Carvalho, é percorrer os festivais de cinema e depois lançar a película no circuito comercial de exibição.


A saga documental do rock candango começa em 1987, quando Vladimir decide registrar a apresentação do Capital Inicial, abrindo o show de Sting. A ideia surgiu na Universidade de Brasília, onde dava aulas no curso de cinema. Como professor, designava aos alunos a tarefa de observar a realidade local e fazer relatos cinematográficos, uma espécie de pré-roteiro. “Nesse quadro, chegou-se a falar em 200 bandas. Propus que filmassem e não apareceu nenhum grupo interessado. Então, resolvi eu mesmo filmar”, conta.

Como fontes de pesquisa foram utilizadas 50 horas de vídeos de arquivos pessoais, contendo entrevistas inéditas e apresentações das bandas, como o lendário show do Legião Urbana, em 1988, no Mané Garrincha, que acabou não acontecendo e transformou-se em uma grande confusão; além de outros episódios ligados aos momentos históricos da capital. O produto final, que começou a ser compilado em janeiro de 2010, traça um panorama da história do rock brasiliense, desde os resquícios de ditadura à abertura democrática.


Fonte: Site Candango

Leia também
@ É oficial! Primeiro vídeo de "Faroeste Caboclo" é divulgado na web

0 comentários:

Postar um comentário