11 outubro 2009

DICA DO FERIADÃO: Um filme para Herbert

Documentário estreia neste feriado

Confira as salas em exibição

O documentário "Herbert de perto" conta em 1h30 de duração a história de um dos maiores ídolos do rock brasileiro. Pode parecer pouco tempo. Mas, com rica experiência em videoclipes, o diretor Roberto Berliner (dos vídeos de "Alagados" e "A novidade") parece a pessoa mais indicada para desenhar um perfil econômico do guitarrista. Codirigido pelo montador Pedro Bronz, o longa mescla depoimentos e cenas de arquivo para relembrar as melodias e os dramas de Herbert Vianna.

Diretor de "A pessoa é para o que nasce", Roberto Berliner segue os passos dos Paralamas há mais de 20 anos. Trabalhou no Circo Voador, no Rio de Janeiro, onde registrou em VHS muitos dos shows da geração 1980 do rock. “Foi lá por 1987 que eu e Herbert nos aproximamos mais. A gente se encontrava, tomava uns porres, falava bobagem”, lembra o cineasta. Grande amigo do músico, Berliner afirma que não conseguiu esconder a emoção quando teve que fazer referência ao acidente de ultraleve que, em 2001, matou sua mulher e o deixou paraplégico.

Quando exibido no festival É Tudo Verdade, em 2006, o filme durava apenas 70 minutos. Desde as primeiras sessões, a equipe recebeu imagens inéditas e as incluiu no corte final. “As cenas do Herbert pilotando o ultraleve, por exemplo, foram feitas pelo João Jardim (codiretor de "Janela da Alma"). Também percebemos que as pessoas queriam ouvir as músicas. Então preferimos deixar que elas rolassem”, diz Pedro. Os fãs brasilienses têm um motivo extra para ir ao cinema: a infância de Herbert na capital e as lendas sobre a formação da banda não ficaram abandonadas na sala de edição.

Fonte: Correio Braziliense

Leia também
@ Líder do Paralamas vira documentário em "Herbert de Perto"; veja trailer
@ DICA DA SEMANA: Nesta sexta, 31, Som Brasil em homenagem aos Paralamas
@ ACONTECEU: Paralamas recebe homenagem da Câmara Legislativa do DF

1 comentários:

Com imagens de shows, clipes, fotos mil e entrevistas (incluindo de Herbert em 2005) descobertas como: a origem da banda, ainda no Rio (não Brasília onde Herbert morou por 10 anos); o assíduo Dado, aos 14 anos, nos ensaios de garagem dos Paralamas e uma lembrança, mais recente, do acidente de Herbert com o ultraleve. (Minutos antes, eles haviam combinado de ir à uma festa).

O 'artesão do pop', nas palavras de Dado, revê ao longo do documentário, vídeos do início da carreira e vai lembrando, o que dá ainda mais sabor ao material.

Em uma passagem sobre Brasília (grande parte de sua recuperação foi no Sarah Kubitschek), ele dá exemplo aos fãs de força, bom humor e tesão pela vida.

Grata surpresa também do ex-ministro da Cultura e o trailer de "Fame" antes da projeção. D+!

Saúde e brigadú, Herbert!

Postar um comentário