29 dezembro 2009

RETROSPECTIVA: 2009 e o Pac-Man

Jogo chegou aos EUA nos anos 80 já com o nome Pac-Man. Em 2009, ele completou 30 anos


Controlar um personagem amarelo, arredondado e faminto que fugia de fantasmas era uma das maiores diversões de quem viveu a infância nos anos 80. O jogo Pac-Man entrou para a História como um dos games mais populares do mundo. E em 2009 ele completou 30 anos.

Em 1979, a Namco distribuía nas casas de fliperama o jogo PuckMan, do programador Toru Iwatani, que, em pouco tempo, virou febre. No ano seguinte chegou aos Estados Unidos como PacMan, já que o nome original lembra um palavrão em inglês.

O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' e o jogo caiu nas graças do mundo sendo lançado em todos os formatos para videogames. Só pra ter idéia da popularidade do jogo, ele foi o primeiro a desencadear um merchandising massivo de camisetas, casacos, calças, copos de café, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas e etc.

Em 1982 é lançada a primeira seqüência de Pac-Man, Ms. Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina (com a boca pintada de batom vermelho) e quatro labirintos diferentes ao invés de um. Também é lançado Pac-Man Jr. que é na verdade o brinquedo de uma criança usando boné com uma hélice em cima.

Em 1982 a 1984, a Hannah-Barbera produziu uma série animada baseada em Pac-Man, que chegou a ser exibida aqui no Brasil pela Bandeirantes em 1986 (programa ZYB Bom) e recentemente, no Sábado Animado pelo SBT. A série ao ser adaptada para o Brasil, verteu o nome de Pac-Man para "Comilão". Na trama, as desventuras de Pac-Man e sua família (mulher, filho, cão e gato), todos criaturas de forma esférica.

Com adaptações do Blog Nerds da Távola.

Redação Canal 80

Leia também

Categories: ,

3 comentários:

Oi, "Portal80" (eu não sei o seu nome) Eu adorei o seu site! Principalmente aquele vídeo que lembra as coisas dos anos 80 (Eu nem vivi tudo aquilo, mas gostei). Eu sou a "60tistas" (Lad Sixties) e queria saber: Qual problema você está tendo com banners? Ah, e eu adoro o Atari...
bjs

Opa, prazer moça!

Obrigada por add e pelo carinho. hehe Muito antes dos 80 já amei muito os anos 50/60, principalmente, Elvis. Então, gosto muito de Beatles, Beach Boys, Sandra Dee ... e por aí vai. Paixãozinha mesmo!

Ao final, a gente vê que não deixa de gostar, né? Pelo contrário, vai somando a outros gostos tb. Mas admiro muito o estilo rockabilly.

O banner aqui é que não consigo fazer um meu. hauahua Logo logo, em 2010 ... quem sabe.

Te respondo por lá tb e valeu a visita, sim?

Oi, Simone! Então, meu nome é Andressa! Eu também acho pop-up chato, mas nao vi outra alternativa de ganhar dinheiro (e não ganho nada mesmo assim!). Vc tem msn ou coisa parecida? O meu é entwistle_presley@hotmail.com

bjs

Postar um comentário